Publicidade:
14 de Setembro, 2019 - 18:45
Incêndios atingem mais de 50 mil hectares em Chapada dos Guimarães

Os incêndios florestais já atingiram mais de 50 mil hectares em Chapada dos Guimarães (67 km ao norte de Cuiabá) desde 15 de julho. A informação foi divulgada pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) neste sábado (14).

De acordo com o ICMBio, na área do Parque Nacional já foram queimados 6.180 hectares. Nas imediações da área de conservação, a estimativa é que cerca de 45 mil hectares foram afetadas.

No Parque o fogo foi controlado, porém, com o alto número de focos de incêndio na região, o local permanece fechado para visitação. Os funcionários do ICMBio ajudam também no combate às queimadas fora do Parque, para evitar que novos incêndios sejam registrados na área de preservação.

A partir de domingo (15), peritos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid) começam a trabalhar em Chapada dos Guimarães. Eles farão investigações para descobrir se os incêndios foram criminosos ou se houve queimada na região promovida por produtores. Há mais de 20 anos a Usaid trabalha em parceira com o Brasil para combater queimadas e também prevenir riscos.

Queimadas

O problema com fogo na região de Chapada dos Guimarães não é caso isolado. Por causa da forte seca e a grande quantidade de incêndios, o governo do Estado decretou situação de emergência e solicitou mais recursos da União para atuar no problema. Apenas em agosto foram mais de 8 mil focos de calor, o que representa um aumento de 230% em relação ao mesmo período em 2018.

Fonte: Gazeta Digital
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Redes Sociais