Publicidade:
16 de Outubro, 2019 - 20:57
Sinop: Cartão de vacina atualizado será obrigatório para matricular crianças em escolas municipais

As Secretarias Municipais de Saúde e de Educação firmaram uma parceria para atualizar o cartão de vacinas de todas as crianças da rede municipal de ensino. Em virtude disso e, em se tratando da saúde e bem estar dos alunos, passa a ser obrigatório para o ato da matrícula/rematrícula que os pais apresentem a carteirinha de vacinação da criança, contendo um carimbo da Unidade Básica de Saúde (UBS) atestando-se que o estudante tomou todas as doses estipuladas pelo Ministério da Saúde para aquela faixa etária.

De acordo com a coordenadora de imunização, Sirlei Castilho, os carimbos estão disponíveis nas UBS“s. “É importante que os pais não deixem para realizar a verificação/atualização do cartão do seu filho na última hora, para que não haja tumulto nas unidades, visto que as renovações de matrículas iniciam no próximo mês e o carimbo será obrigatório para que a mesma seja efetuada”, alerta a coordenadora.

A ação faz parte do Projeto Saúde na Escola (PSE) e, conforme a secretária municipal de educação, Veridiana Paganotti, devido ao surgimento de doenças que já eram consideradas erradicadas, como o sarampo, e também as diversas viroses que podem acometer as crianças, está sendo necessário tomar medidas mais rigorosas. “Seremos [gestão] muito severos nesta exigência e não abriremos exceções, pois nos preocupamos com a saúde dos alunos. Então, pedimos que os pais, também, tenham esse carinho com seus filhos e tirem um tempinho do seu dia para cuidar da saúde deles. Não há justificativa para não vacinar e isso não traz transtorno nenhum para a criança, apenas benefícios, além de ser um documento facilmente conseguível e gratuito”, frisa Veridiana.

Ainda segundo a secretária, no caso das crianças que já estão na Rede, Saúde e Educação farão uma força-tarefa para averiguar todas as carteirinhas de vacinação, quando da realização da rematrícula. "Nenhuma criança será retirada da escola. Se tiver alguém com calendário atrasado, vamos acionar Conselho Tutelar e agentes de saúde para que vão até as casas e notifiquem as famílias, dando um prazo para que ela regularize", adverte Veridiana Paganotti.


Da assessoria

16 de Outubro, 2019 - 20:38
Mais de 80 mil estudantes da rede estadual serão avaliados pelo Saeb

Entre 21 de outubro e 1º de novembro, mais de 123 mil estudantes de todo o Estado participam das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2019, sendo 81.888 estudantes matriculados em 640 escolas da rede estadual. Serão representadas 5.154 turmas de 1.281 escolas dos 141 municípios mato-grossenses. Os números são fornecidos pelo censo escolar do Inep realizado em 2018. Os resultados das avaliações comporão o Ideb de cada escola.

Até sexta-feira (18.10), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) intensifica os “Dias D da Aprendizagem”, conjunto de ações que promovem a reflexão sobre o processo de ensino, de aprendizagem e, principalmente, de intervenção pedagógica.

A secretária adjunta de Gestão Educacional da Seduc, Rosa Luzardo destaca que a avaliação do Saeb ocorre em todas as escolas públicas (censitário) e privadas (amostral) localizadas em zonas urbanas e rurais que possuam 10 ou mais estudantes matriculados no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e de 3º ano do Ensino Médio. Serão avaliados em questionários e testes de língua portuguesa e matemática.

Rosa Luzardo explica que, neste ano, também serão avaliados os estudantes do 9º ano das Ciências da Natureza e das Ciências Humanas e os estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental, tendo como referência as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Ainda em caráter amostral, pela primeira vez, os estudantes do 2º ano do ensino fundamental, em testes de língua portuguesa e matemática, considerando as diretrizes da BNCC e as Escolas de Educação Infantil que de igual maneira receberão questionários a serem preenchidos por professores e diretores de creches e pré-escolas”, adianta a secretária adjunta.


Da assessoria


Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Redes Sociais