A final da Libertadores será brasileira! Após a classificação do Palmeiras, nesta terça-feira, em duelo bastante emocionante com o River Plate, o Santos também se garantiu na decisão. Mas de uma maneira bem mais fácil, já que não tomou conhecimentos do Boca Juniors, vencendo por 3 a 0, na noite desta quarta-feira (13), na Vila Belmiro.
O time brasileiro foi melhor durante todo o jogo e, com gols de Diego Pituca, Soteldo e Lucas Braga, se classificou para a final, marcada para o dia 30 de janeiro, no Maracanã, contra o Palmeiras. Será a terceira vez que a principal competição da América do Sul será decidida por dois times do Brasil.
Porém, bem antes disso, a equipe precisa se concentrar no Brasileirão. No próximo domingo, o rival é o desesperado Botafogo.
Na trave
Logo no primeiro minuto, o Santos já deu mostras de que dominaria totalmente as ações. Com 30 segundos de jogo, Marinho recuperou uma bola e arriscou de fora da área. A bola explodiu na trave. No rebote, Diego Pituca chutou para fora.
Aos 10, Lucas Braga fez boa jogada pela esquerda e só não marcou graças ao corte de Jara.
Pressão é recompensada
O domínio santista foi recompensado aos 15. Soteldo bateu cruzado. A bola desviou na mão de López e, enquanto alguns jogadores ficaram pedindo pênalti, Pituca pegou a bola e mandou para o gol.
Mesmo com a vantagem no placar, o time brasileiro seguiu com o comando do jogo. O único susto no primeiro tempo foi aos 31. O chute de Villa passou perto do gol de João Paulo.
Já no finalzinho, Marinho arriscou de muito longe e deu trabalho para Andrada.
Golaço de Soteldo
Se a grande superioridade do Santos no primeiro tempo resultou em apenas um gol, a equipe foi premiada logo aos 3 da segunda etapa. Soteldo recuperou a bola no meio, avançou pela esquerda e bateu colocado para fazer um belíssimo gol.
3 a 0!
A situação já estava boa para os santistas, mas ficou ainda melhor. Aos 5, Marinho ganhou do marcador e cruzou na medida para Lucas Braga. 3 a 0 e vaga praticamente confirmada!
O Boca, completamente dominado em campo, estava desesperado. Prova disso foi a atitude de Fabra, que pisou na barriga de Marinho e recebeu o cartão vermelho aos 10 minutos.
Talvez por já ter ciência de que a situação era irreversível, o Boca melhorou com um a menos e passou a criar algumas chances. Aos 13, João Paulo fez grande defesa no chute de Sálvio. Tevez pegou o rebote e bateu em cima da marcação.
Aos 26, nova bela intervenção de João Paulo em cruzamento de Villa.
Quase o olímpico
Grande destaque da campanha santista na Libertadores, Marinho por pouco não marcou de vez seu nome na história da competição. Aos 39, ele bateu escanteio fechado e quase fez um gol olímpico. Andrada fez a defesa.
Apito final
Já nos acréscimos, Kaio Jorge teve ótima chance, mas bateu em cima do goleiro. Mas não precisava! O Santos já estava garantido em sua quinta final de Libertadores!
De olho em uma vaga para a Série A do Campeonato Brasileiro, Cuiabá e Ponte Preta abriram a 34ª rodada com um empate em 2 a 2 no início da noite de segunda-feira (11), no Estádio Moisés Lucarelli em Campinas (SP).
O empate até que foi um resultado positivo para o time mato-grossense, levando em consideração que neste momento a equipe soma 55 pontos e abre 3 pontos de Juventude e Centro Sportivo Alagoano (CSA), que entram em campo nesta terça-feira (12). Já a Macaca, como é conhecido a Ponte Preta, minimiza as chances de acesso, sendo apenas a 7º colocada com 48 pontos.
Desde o começo, as duas equipes protagonizaram uma partida muito disputada em Campinas. Aos seis, o atacante Felipe Marques arriscou de fora da área, Enquanto Matheus Peixoto, aos nove, respondeu para os donos da casa. Aos 24 minutos da primeira etapa Bruno Rodrigues abriu o placar de cabeça, recebendo um belo cruzamento de Guilherme Pato.
O Cuiabá precisando do resultado foi para cima e aos 35, em bola lançada na área, o zagueiro Anderson Conceição desviou, mas parou em Yago, na volta o centroavante Elton bateu rasteiro e viu Luizão operar um milagre e salvar em cima da linha.
Na volta do segundo tempo, O Dourado voltou mais calibrado. Logo na primeira investida ao ataque, Marcinho recebeu a bola dentro da área e tentou duas vezes, na primeira tentativa a bola explodiu na zaga, na volta, o jogador do Cuiabá mandou para o fundo da rede adversária.
Mesmo após o gol, o Auriverde ficou mais no ataque, mas foi a ponte que conseguiu fazer o segundo gol. Em um belo cruzamento, Tiago Orobó subiu mais que os zagueiros do Cuiabá e estufou a rede do Dourado. Não deu nem tempo para comemorar, isto porque, quatro minutos depois Jenison arriscando de fora da área deixou tudo igual no placar.
O Cuiabá foi superior em finalizações e na posse de bola, mas não conseguiu transformar a intensidade em chances claras de gol, levando para a capital mato-grossense 1 ponto na mala. Vale lembrar que faltam apenas quatro rodadas para o fim da competição e o Dourado almeja o acesso à elite do futebol brasileiro na próxima temporada.
O próximo desafio do Dourado é na proxima quinta-feira (14), às 20h30 na Arena Pantana. No domingo (17), a Ponte enfrenta o Náutico, às 15h, novamente no Estádio Moisés Lucarelli.