Publicidade:
5 de Dezembro, 2019 - 20:16
Governo efetua pagamento de R$ 3,9 milhões aos hospitais filantrópicos

Após o anúncio da suspenção de serviços do Hospital Geral, ocasionado pela ausência de transferência do recurso por parte da Prefeitura de Cuiabá, o Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT), repassou nesta quinta-feira (05) o valor de R$ 3.949.799.84 para o Fundo Municipal de Saúde (FMS). O montante deve ser transferido pela gestão municipal aos hospitais filantrópicos.

O pagamento faz parte do cumprimento da decisão anunciada pelo secretário estadual de Saúde, Gilberto Figueiredo, durante a reunião com os gestores dos hospitais, que aconteceu na última terça-feira (03.12), na sede da SES-MT. Os diretores da unidade confirmaram que o município está inadimplente com os repasses.

“Conforme ficou acordado em reunião com os gestores dos hospitais filantrópicos, o governo do Estado antecipa recursos como forma de auxiliar a reativação dos serviços suspensos e conter qualquer crise na Saúde de Mato Grosso. Esse é um diálogo e uma medida preventiva, que objetiva evitar o fechamento – como foi o caso da Santa Casa – de mais uma unidade na capital”, declarou o secretário.

Os relatórios financeiros da SES-MT apontaram que, em 2019, o Poder Executivo Estadual está absolutamente adimplente com os cincos programas que garantem os recursos aos hospitais filantrópicos. A realidade foi confirmada pela presidente do Hospital Geral, Flávia Galindo: “No caso específico do Estado, não há nenhum atraso com os hospitais filantrópicos”.

Para resolver as dificuldades enfrentadas pelos gestores dos filantrópicos e não deixar a população desassistida, o recurso do Fundo Estadual de Equilíbrio Fiscal (FEEF), pago mensalmente no dia 15, foi antecipado. Na quarta-feira (04.12), a Secretaria Adjunta de Aquisições e Finanças realizou a transação bancária para pagar o recurso referente ao mês de novembro.

Além disso, a gestão estadual tem se empenhado para garantir que todos os repasses sejam efetivados dentro do prazo previsto, seguindo os trâmites legais e internos. “O governo do Estado reitera a rigorosidade nos repasses daquilo que é de sua responsabilidade e faz um grande esforço para repassar, ainda este ano, tudo aquilo que é competência de 2019”.


Da assessoria

5 de Dezembro, 2019 - 15:21
Menina de 3 anos morre após contrair meningite

Sofia Vitória da Silva Nazário, de 3 anos, morreu na última quarta-feira (04), em decorrência de uma meningite. Após a confirmação do laudo, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Maria Conceição, no bairro CPA 3, continuou com as atividades escolares nesta quinta-feira (05), o que levantou a preocupação de muitos pais.

Segundo informações, a menina não foi para a creche na quinta-feira (28), por conta de uma febre. Ao ser internada, os médicos informaram no dia seguinte que a criança podia estar com uma virose. Porém devido ao seu estado se agravar ela foi transferida a UPA, já com suspeita de meningite.

Após isso, ela foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Cuiabá, porém morreu após sofrer diversas paradas cardíacas. O laudo final apontou que Sofia Vitória teve meningite bacteriana.


Da redação

Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Redes Sociais