Publicidade:
23 de Outubro, 2019 - 14:00
Estudante produz cerveja artesanal à base de bocaiuva como trabalho de conclusão de curso em MT

Um estudante cuiabano desenvolveu uma cerveja à base de bocaiuva, fruto típico do cerrado. Willian Real Dejavitte é formado em tecnologia de alimentos e produziu a bebida para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), da Faculdade de Tecnologia (Fatec), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e pensa em investir no produto para a comercialização.

Willian possui um bar barbearia em Várzea Grande, na região metropolitana de Cuiabá.

Ele disse ao G1 que produziu a cerveja apenas na faculdade e fez oito litros da bebida, utilizando cerca de 1 kg da fruta, mas sem a semente.

À época apenas os professores e alguns colegas experimentaram a cerveja a base de bocaiuva.

Ele tem a intenção de fabricar a bebida em grande escala para disponibilizar no mercado, mas, por enquanto, não possui condições financeiras. Ele pretende desenvolver um projeto para a comercialização.

"Eu sempre gostei de cerveja e resolvi fazer a bebida como projeto de trabalho. Escolhi essa fruta por causa da regionalidade e para a valorização local. É uma fruta encontrada também em Mato Grosso do Sul, na Bolívia, e até na Bahia, mas com outros nomes. Penso em investir e empreender na ideia, mas quando tiver recursos financeiros ou parcerias para produzir,", contou Willian.

Para produzir a cerveja, ele foi pessoalmente coletar a fruta selvagem no meio do mato e contou com a ajuda de amigos para produção.

Segundo Willian, a preparação da bebida em laboratório, após a coleta da matéria-prima, levou cerca de 8 horas para a bebida ficar pronta.

A produção da cerveja foi feita de modo artesanal e no laboratório da faculdade. Neste ano, a Fatec promoveu um simpósio em parceria de outras instituições, entre elas a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

O projeto do ex-aluno serviu de inspiração para um grupo de alunos e professores, que formataram a proposta original para apresentação no evento.

Segundo o empresário, a cerveja é de gosto forte, estilo malzbier e as pessoas que provaram acharam interessante e aprovaram o sabor.

Sabores exóticos, com frutas regionais, são cada vez mais comuns para os consumidores cuiabanos. Em algumas sorveterias da capital podem ser encontrados sorvetes sabor bocaiuva.


Fonte: G1MT
23 de Outubro, 2019 - 13:33
Alta Floresta: onça pintada é encontrada morta em rodovia estadual

Um motorista que se deslocava de Alta Floresta para a região de Nova Monte Verde flagrou na manhã de ontem, terça-feira (22.10), uma onça-pintada morta na MT-208, próximo ao "Trevo Chapéu de Couro", distante cerca de 15 quilômetros do perímetro urbano de Alta Floresta.

o animal aparentava ter sido atropelado durante a madrugada.

Vários tem sido os registros desta espécie, mortos na maioria das vezes, em decorrência de atropelamento em rodovias de Mato Grosso.

Não há informações se algum órgão foi informado sobre a localização do animal ou qual as providências adotadas.


Fonte: NoticiaExata
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Redes Sociais