Publicidade:
28 de Maio, 2020 - 21:11
Empresa paranaense investe mais de R$ 5 milhões na montagem de indústria de compostagem em Nova Mutum

O vice-prefeito Leandro Félix, anunciou o início das operações da empresa paranaense Compostec - Soluções Agroambientais em Nova Mutum. A empresa é referência no tratamento de resíduos agroindustriais em Toledo (PR) e está investindo mais de R$ 5 milhões em equipamentos e uma área localizada a 40 km do núcleo urbano, margens da BR-163.

Especializada na coleta, transporte, destinação e tratamento de resíduos orgânicos agroindustriais, agropecuários e urbanos, a empresa transforma esses itens em adubo orgânico utilizado no setor agrícola.

O empresário Fernandi Oliveira, explica que a empresa veio para Mato Grosso a partir do incentivo que recebeu da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. "Nós já estamos atuando em algumas frentes em Mato Grosso desde 2014, o secretário Renato Kremer nos procurou em Toledo, ofereceu todo apoio e incentivo e a partir de então estávamos trabalhando na aquisição da área e as licenças necessárias para que pudéssemos iniciar as operações recebendo os resíduos orgânicos", relata.

Fernandi também cita que a empresa tem firmado uma parceria com o município com relação a destinação do lixo orgânico gerado pela Prefeitura. "Podas de árvores, cortes de grama e todo resíduo orgânico segregado gerado pelo município será recebido pela nossa unidade que transformará todo esse material em adubo orgânico, retornando-o para a Secretaria de Agricultura utilizar nos projetos de paisagismo e até mesmo para agricultura familiar. Este é um material rico em nitrogênio e fósforo de potássio ideal para ser utilizado na lavoura, já que o mesmo aumenta a produtividade", afirma.

O vice-Prefeito Leandro Félix destacou que a vinda da Compostec para Nova Mutum faz parte do projeto do Parque Tecnológico que está em fase inicial, e cita que muitas empresas que já estão instaladas em Nova Mutum tinham dificuldade de destinarem de maneira correta os resíduos gerados. "Esse é o reflexo dos nossos esforços quanto ao projeto do Parque Tecnológico. Várias empresas sinalizam investimentos em nossa cidade e a vinda da Compostec faz parte desse planejamento. A Compostec irá solucionar uma dificuldade existente neste setor, a dificuldades no descarte dos resíduos. Neste sentido, a partir de agora temos uma empresa atuando em nossa cidade já com grande referência de mercado", destaca

O secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Renato Kremer esteve em Toledo no Paraná conhecendo inloco as instalações da empresa e viu naquele momento a oportunidade de atrair para Nova Mutum a empresa. "Neste encontro que tivemos em Toledo fazendo uma visita para buscar investidores, fizemos o convite para a Compostec, apresentando Nova Mutum e suas potencialidades. Esse dialogo foi fundamental para lograrmos êxito e agora colher os frutos", afirmou.


Da assessoria


28 de Maio, 2020 - 21:05
Ciopaer de Sorriso auxilia em socorro de funcionários soterrados em silo de grãos

Por volta das 14h30 desta quinta-feira (28) o Ciopaer base Sorriso foi acionado para apoiar a uma ocorrência em um silo na cidade de Nova Maringá-MT, onde dois homens teriam sido soterrados em um silo com soja.

Ao chegar no local a guarnição do Águia 04 se deparou com as duas vítimas soterradas. O trabalho de resgate começou com a equipe de segurança do  trabalho da própria empresa, que recebeu o apoio de um dos tripulantes e socorrista do Ciopaer, seguido da equipe dos bombeiros de Nova Mutum.

A equipe conseguiu acessar a primeira vítima do sexo masculino, de 18 anos, e o retirou com vida utilizando a técnica de ancoragem.

Ao ser realizado o atendimento mais detalhado, foi constato que o jovem estava bem e tinha engolido alguns grãos de soja, sendo o seu atendimento médico ainda no local.

Os bombeiros de Nova Mutum  trabalham na retirada da outra vítima do sexo masculino de 26 anos que ainda está soterrado.

As buscas devem entrar noite a dentro.


Da assessopria


Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Redes Sociais