Publicidade:
21 de Agosto, 2019 - 13:55
Crianças de seis meses a um ano devem ser vacinadas contra sarampo

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, já está disponibilizando vacinas contra sarampo, seguindo a campanha nacional do Ministério da Saúde.  No município, todas as Unidades Básicas de Saúde já estão realizando a imunização de crianças com idade entre seis meses e um ano.  O atendimento nas salas de vacina é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 10h30 e das 13h às 16h30.

Além da idade prioritária, a vacina também ficará disponível para os munícipes identificados como não imunizados – perante avaliação do cartão de vacina – com a faixa etária de um ano a 49 anos. Outro método imposto pelo Ministério da Saúde é o chamado Bloqueio Vacinal, ou seja, em situação de surto ativo do sarampo, quando identificado um caso da doença em alguma localidade, é preciso vacinar todas as pessoas, não imunizada, que tiveram ou tem contato com aquele caso suspeito em até 72 horas.

A ação é uma medida para combater o surto de sarampo no país. Em Mato Grosso não há registros da doença. Segundo a divulgação do Ministério da Saúde, feita na terça-feira (20/08), o Brasil registrou, nos últimos 90 dias, entre 19 de maio a 10 de agosto de 2019, 1.680 casos confirmados de sarampo, sendo eles em São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Paraná, Goiás, Maranhão, Rio Grande do Norte, Espírito Santo, Sergipe e Piauí.


Da assessoria


14 de Agosto, 2019 - 14:06
Sinop: Prefeitura alerta para descontinuidade em recebimento da vacina BCG

A Prefeitura de Sinop, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que ainda se mantém irregular, pelo Ministério da Saúde, o envio de doses e em quantidades insuficientes da vacina BCG (Bacilo de Calmette & Guérin) para crianças recém-nascidas. Consequentemente, a redistribuição no município se mantém prejudicada.

A Secretaria Municipal de Saúde vem buscando formas de minimizar os reflexos à população que necessita do serviço até que a oferta seja normalizada. Desde a primeira quinzena de julho, por exemplo, uma das medidas foi centralizar, nas Unidades Básicas de Saúde do Jardim Botânico e Jardim das Palmeiras, a aplicação da BCG, às quartas-feiras. Na maternidade do Hospital Santo Antônio, a equipe da Saúde montou uma sala de vacina para assegurar o recebimento da vacina pelos bebês que nasceram naquela unidade. Nesta semana, o município recebeu a informação de envio de novas doses pelo Ministério da Saúde. Entretanto, correspondem à, apenas, 8% da meta municipal. Ou seja, das 4.600 doses,  360 (ou 36 frascos) chegarão à cidade. 

No sábado, 17/08, dia de Multisserviço na rede municipal de Saúde, a Secretaria de Saúde estará com a BCG disponível nos seguintes locais: Palmeiras, Botânico, Sabrina e Maria Vindilina 2.

BCG

A vacina previne a tuberculose, uma doença infectocontagiosa causa pelo Mycobacterium bovis ou o Bacilo de Koch.  A dose deve ser aplicada o mais precoce possível, de preferência ao nascer. A dose está disponível nos serviços de saúde para crianças menores de cinco anos.


Da assessoria


Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Redes Sociais