Publicidade:
8 de Dezembro, 2019 - 10:56
PM prende quatro homens com mandados de prisão em aberto em Cuiabá e interior

Policiais militares prenderam nesta quarta-feira (04.12) quatro foragidos da justiça, em decorrência de mandados de prisão em aberto, nos municípios de Cuiabá, Vera e Mirassol D“Oeste.

De acordo com o boletim de ocorrência, os policiais receberam uma informação da equipe de inteligência do 1º Batalhão, de que no Bairro Praeirinho, em Cuiabá, havia um suspeito foragido da justiça. No local indicado, a guarnição encontrou D.L.A.S.(27 anos) e o abordou. Na checagem, constou um mandado em aberto, pelo crime de homicídio, em desfavor do suspeito.

Ainda em Cuiabá, no Bairro Praeiro, policiais da Rotam prenderam C.E.H. (41) após encontrarem o suspeito no pátio de um posto de combustível, na Avenida Beira Rio. Em checagem via sistema, constatou um mandado em aberto, por estelionato, oriundo da 5ª Vara Criminal da Capital.

Em Vera (a 461 km de Cuiabá), os policiais prenderam L.R. (44), foragido da justiça, após receberem a informação que ele estaria em um bar, no bairro Sol Nascente. No local, realizaram a abordagem e em checagem constataram que o suspeito além de possuir várias passagens de estelionato, em seu nome contava um mandado em aberto.

Já em Mirassol D´Oeste (a 295 km da Capital), os policiais realizavam patrulhamento, quando abordaram o suspeito J.R.L. (44) e encontraram um mandado de prisão em desfavor do mesmo.


Da assessoria

8 de Dezembro, 2019 - 10:45
Politec avalia avanços de 2019 e planeja melhorias para o próximo ano

Cerca de 40 gestores da Perícia Oficial e Identificação Técnica da capital e de quinze regionais do interior participaram nos dias 03 e 04 de dezembro do 2º Encontro de Líderes, realizado no auditório Licínio Monteiro, da Assembleia Legislativa de Mato Grosso.

O encontro de líderes oportunizou o nivelamento de informações e a socialização dos resultados, desafios e conquistas de 2019 e apresentação do planejamento e tendências do cenário para o próximo ano.

O diretor-geral da Politec, Rubens Sadao Okada, apresentou os resultados nas áreas de pessoal, com a contratação de médicos psiquiatras para Cuiabá e interior do Estado, e o credenciamento de médicos legistas para 17 municípios, além das nomeações para nove papiloscopistas e três técnicos em necropsia.

No quesito estrutura física, Okada citou a reforma do prédio central, a implementação do plantão metropolitano integrado da Politec e o início das obras da nova sede da Gerência Regional de Pontes e Lacerda. 

Na área de inovação, foi citada a implantação do novo modelo de carteira de identidade, em cédula e cartão, o escritório de projetos - para o fomento de parcerias e investimentos, e de software - para o desenvolvimento de soluções em tecnologia de informações.

O fortalecimento das parcerias públicas resultou no recebimento de R$ 760 mil em equipamentos para a Gerência de Computação Forense, de drones para a Gerência de Perícias de Crimes de Trânsito e equipamentos para o núcleo de Inteligência.   

Durante a reunião, o diretor-geral adjunto da Politec, Renato Barbosa Guanaes Simões, divulgou aos gestores as análises dos indicadores quantitativos e qualitativos das estatísticas de produtividade de todas as diretorias finalísticas. Ele abordou, ainda, sobre o trabalho de elaboração dos Procedimentos Operacionais Padrão nas áreas de Criminalística e de Medicina Legal, que esta sendo conduzidas pela Coordenadoria de Normalização, Pesquisa e Desenvolvimento Experimental.

Também citou os planos de ações de temas estratégicos elaborados nos eixos de qualidade de produtos e serviços, estratégico e de ambiente organizacional, que deverão ser implementados no próximo ano.

Os diretores metropolitanos de Criminalística, Medicina Legal, Identificação Técnica, Laboratório Forense, de Interiorização e de Suporte Institucional apresentaram sobre as ações desenvolvidas em 2019 e as ações planejadas para 2020. O mesmo tema foi explanado pelos Coordenadores Regionais de Sinop, Cáceres, Barra do Garças, Tangará da Serra e Rondonópolis.

A coordenadora regional de Barra do Graças, Cristiane Pernet Hara,  considerou que o encontro possibilitou a comunicação entre os gestores e a Direção Geral com a exposição das necessidades dos polos mais afastados.

“O encontro de líderes, profissionais e gestores permite o acesso aos saberes e práticas que possibilitem a qualificação da atenção e da gestão aos serviços públicos prestados pela Politec. Possibilita as discussões sobre a necessidade e problemática enfrentada pelos profissionais e gestores em garantir a continuidade dos atendimentos aos cidadãos. Dessa forma, entendemos que o encontro teve o seu objetivo alcançado e demonstrou o comprometimento de toda equipe Politec com os servidores e com a sociedade’’ avaliou.

Para a cordenadora de perícias em Biologia Molecular, em substituição legal, Késia Lopes, o encontro incentivou os gestores a buscarem soluções por meio de parcerias públicas a exemplo do que vem sendo realizado por algumas unidades.

“Demonstra que, apesar das dificuldades, a Politec tem conseguindo investimento de parceiros como o Ministério Público Estadual que impactaram diretamente em vários servidores, como foi a reforma no prédio principal, em Cuiabá.  Também achei muito importante a fala do nosso diretor geral dizendo sobre a real situação do estado, que não temos perspectivas de concurso e, deste modo, a Politec deverá se reinventar otimizando os recursos humanos e tecnológicos disponíveis para diminuir as diferenças de carga de trabalho entre unidades e setores da própria instituição’’, opinou.

O evento contou com uma homenagem a dezenove servidores aposentados da Politec em 2019, por meio da exibição de vídeos com depoimentos de colegas e amigos de cada um dos servidores. Ao final, os homenageados receberam do Secretário de Estado de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, e do direto-geral da Politec, Rubens Sadao Okada, um certificado em agradecimento pelo tempo de contribuição.

Qualidade de Vida

Durante a programação, os participantes assistiram a duas palestras motivacionais com o tema “Autocuidado – você em primeiro lugar”, ministrada pelo educador físico da Secretaria de Estado de Segurança Pública, Nelson Augusto da Silva Junior. E outra, ministrada pela servidora pública e coach em gestão pública, Tatiane Barbieri, com o tema: “feliz da vida no seu ambiente de trabalho’’.


Nesta palestra, os servidores receberam as cinco “chaves” para ser feliz na vida, no trabalho e em qualquer lugar, através da mudança do estado emocional diante dos desafios e das dificuldades enfrentadas no dia a dia, por meio do autoconhecimento, eliminação do vitimismo, o exercício da gratidão, o autocontrole.


Da assessoria


Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Publicidade:
Redes Sociais